Ação de sensibilização - Violência no Namoro

No âmbito do programa de Educação Sexual, a docente Paula Lima em colaboração com a Representante Efetiva dos Encarregados de Educação da sua Direção de Turma (7ºA) e elemento da Associação de Pais do Agrupamento, Lígia Correia, convidou a Professora universitária e investigadora, Madalena Sofia Oliveira, a vir à escola no dia 06 de fevereiro, para realizar uma ação de sensibilização subordinada ao tema: “Violência no Namoro”. Esta ação teve como público-alvo o 3º ciclo, contando com um total de cerca de 300 alunos. Com esta ação, pretendeu-se alertar os alunos para as situações de violência no namoro, saber como agir e gerir, procurando evitar assim que se chegue a casos de violência mais graves. A Dra. Madalena Oliveira alertou para situações que são consideradas de normais numa relação, mas que constituem atos de violência. Assim, é crucial estabelecer os limites entre o que é amor e o que é violência. Embora possa parecer simples, nem sempre os jovens têm a noção desses limites e muitos vivem relações violentas convencidos de que é tudo normal, de que é amor.
Os alunos receberam ferramentas que lhes irão permitir gerir este tipo de situações na sua vida pessoal e estar mais atentos e denunciar relações toxicas e abusivas, que podem estar a destruir a vida de muitos jovens.
Durante toda a ação, os alunos revelaram muito interesse e curiosidade pela temática abordada, tendo interagido com agrado e até dado alguns testemunhos.