Rádio Eu@Génio

Rádio Eu@génio

A Rádio Eu@génio funciona na Escola EB Eugénio de Andrade, desde o dia 14 de fevereiro de 2022 e pretende tornar a escola mais divertida e dinâmica inserindo-se na lógica de comunicação do Agrupamento. Ao longo do tempo têm participado nas emissões centenas de alunos, para além de vários professores. Num ambiente de trabalho em equipa, a programação da Rádio tem englobado a emissão de música, reportagens e entrevistas e divulgação de informação da comunidade escolar. Este projeto inovador tem vindo a construir-se e permite aos alunos, interessados na locução e animação de rádio, dar os primeiros passos na área da comunicação social.

A Rádio Eu@génio tem-se revelado uma ferramenta educativa indispensável para a sociabilização participativa dos alunos, uma estratégia que possibilita a oportunidade de colaborar, participar e intervir, invertendo a sua habitual condição de recetor de informação. Para além da experiência lúdica, o desempenho nas atividades da Rádio tem motivado os alunos para novas formas de convivência e de trabalho, que apelam a toda a sua criatividade, sentido crítico, responsabilidade e exercício de uma cidadania ativa.

A Rádio Eu@génio tem-se articulado com as aulas de Complemento de Educação Artística- Comunicar em Multimédia, através da preparação dos alunos para a utilização de ferramentas tecnológicas, softwares de edição de voz e equipamentos específicos de rádio. Também tem havido destaque à divulgação da leitura, através do segmento “5 a ler”, articulado com o Projeto “Escola a ler”.

A Rádio Eu@génio está inserida na rede de rádio escolas da Rádio Miúdos. Durante todo o ano letivo 2022/23 houve participação nos 6 desafios propostos por aquela rádio, tendo sido uma das escolas mais participativas.

O corolário desta atividade foi a participação nas Olimpíadas da Rádio, realizadas no dia 31 de maio, na EB 2/3 de Maxial (Torres Vedras). A equipa da Rádio Eu@génio obteve o 5.º lugar, no conjunto das oito escolas participantes. As provas consistiram na construção de uma notícia, um spot de publicidade e de uma crónica/ opinião.

Para o próximo ano estão previstas várias novidades na Rádio Eu@génio.

PARABÉNS!

Carlos Afonso e Helena Fernandes, dinamizadores da Rádio Eu@génio