O mês de fevereiro é, por excelência, o mês de celebração dos afetos. Neste âmbito, a equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES) em colaboração com a Associação de Pais da Escola Básica Eugénio de Andrade organizou uma ação de sensibilização sobre “Violência no Namoro”, destinada a todos os alunos do 3º ciclo.

Esta ação contou com a colaboração da psicóloga Dra. Joana Sampaio, membro da Associação de pais da EBEA e diretora técnica do Porto de Abrigo, casa abrigo para vítimas de violência doméstica da Rede Nacional de Apoio à Vitima.

As sessões decorreram nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro constituindo-se ótimos momentos de reflexão, de reconhecimento de sinais de alerta nas relações de namoro, de enquadramento jurídico e de sensibilização para ações e contactos a estabelecer em caso de identificação de situações de violência no namoro.

Os alunos do 9º ano tiveram ainda a oportunidade de entrevistar a dinamizadora desta ação, colocando diversas questões muito pertinentes. Esta entrevista foi gravada em áudio para a rádio do Agrupamento, estando disponível e de acesso livre a toda a comunidade educativa.

Entrevista dos alunos do 9º ano à Dra. Joana Sampaio